Escola municipal comemora Dia do Folclore
Durante esta semana, a rede municipal de ensino realizou diversas atividades especiais e ações educativas válidas para o Dia do Folclore. Uma das escolas que desenvolveu atividades especiais foi a EMEF “Jornalista Washington Luiz de Andrade”, no Jardim Ferrarezi, organizado pela gestora da unidade, Vanusa Ederli Bueno e professor Renato Omar Ranzoni. Este trabalho marcaram as comemorações do Dia do Folclore no Brasil, celebrado todo dia 22 de agosto.
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).
O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações. A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica e necessidade de preservação da cultura popular.
No Brasil, o folclore é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais, desde em festas populares (carnaval, festas juninas, e outros), quanto em lendas e mitos (saci-pererê, mula sem cabeça, curupira, etc), como também na música e dança (frevo, samba, xaxado, xote, maracatu, etc), e também em cantigas de roda (como os exemplos: “Atirei o Pau no Gato”, “Escravos de Jó”, “Ciranda-Cirandinha”, e outros).
• Interesse – O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século 18 e o início do século 19, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha, e “descobriu-se” a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na época de “antiguidades populares”. Neste início de sistematização os pesquisadores procuravam abordar a cultura popular através de métodos aplicados ao estudo da cultura erudita.
O termo folclore é um neologismo que foi criado em 1846, pelo arqueólogo Ambrose Merton – pseudônimo de William John Thoms – e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres (Inglaterra), onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo.
Depois de iniciar e frutificar em quase toda a Europa, o estudo do folclore se estendeu ao Novo Mundo, chegando ao Brasil na segunda metade do século 19 através dos precursores Celso de Magalhães e Sílvio Romero.


Leme. Curso gratuito de Narração de História. Veja outras notícias divulgadas pelo SECOM
Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado
Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos